Personal Health Coaching

Atualmente está muito claro que, para o sucesso de qualquer tratamento médico, é necessária uma abordagem global da saúde do indivíduo. A instalação da doença precisou de um terreno propicio, afim de manifestar-se e, da mesma forma, para o retorno à saúde, é necessário reestabelecer a fisiologia como um todo. Assim, há cada vez mais estudos acerca de hábitos alimentares, exercícios físicos e equilíbrio mental e emocional como fatores essenciais para a manutenção da saúde. A rotina diária no consultório médico não consegue abordar em profundidade todos estes quesitos. Isto demandaria um tempo muito longo de consulta. A entrevista médica precisa ser dirigida à queixa do paciente, motivo pelo qual ele procurou o atendimento e tem o interesse imediato em resolver. O médico, apesar de detectar problemas nos hábitos de vida envolvidos na origem da doença, consegue abordar apenas de forma breve este assunto com o paciente, depois de ouvir a queixa, examinar, solicitar exames e prescrever eventuais medicações específicas. O Treinador Pessoal de Saúde é o profissional que orientará e supervisionará a mudança nas rotinas pessoais em colaboração com a terapêutica médica e visando a prevenção de futuras doenças. Sua entrevista visa investigar os hábitos e rotinas perniciosos e ajudar o paciente a corrigi-los, como déficits ou excessos alimentares; estabelecer rotinas de atividade física, levando em consideração as preferências e condição física do paciente; higiene do sono; saúde intestinal (disbiose) e ajudar a suplantar as dificuldades de cada paciente em adotar um estilo saudável de vida.

O Professor Emanuel Vladimir Castro é educador físico, com especialização em medicina do esporte e formação em nutrição funcional, trabalhando na área de atividade física dirigida à terceira idade há 19 anos. Em virtude de sua vivência com as doenças degenerativas da terceira idade, passou a voltar seu interesse para o entendimento destas patologias e para os trabalhos que demonstram o valor preventivo do exercício físico e da nutrição funcional. Mais recentemente, vem trabalhando em conjunto com a Dra. Magdalena Schmitt Laser, neurologista, estudando a prevenção de doenças cérebro e cardiovasculares (aterosclerose), diabetes, hipertensão e patologias neurológicas (D. Parkinson, D. de Alzheimer, Transtorno de Hiperatividade e Déficit de Atenção, Enxaqueca, Depressão e outras.) Seu foco não é prescrever dietas ou calcular necessidades nutricionais, uma vez que isto é atribuição do nutrólogo ou nutricionista, mas sim, detectar os erros de rotina alimentar e aconselhar a introdução de alimentos que, conforme as pesquisas, tenham benefício funcional na patologia especifica do paciente.

Seu objetivo é trabalhar em equipe com o médico assistente, afim de reestabelecer o estado de saúde a partir da abordagem integral do paciente. Cabe ao médico o diagnóstico e estabelecer o tratamento. Depois disto, este paciente pode ser encaminhado para uma avaliação com o Treinador Pessoal de Saúde para a otimização dos hábitos e rotinas e, eventualmente, para uma orientação dirigida para sua patologia, baseada na conduta médica. Protocolo da entrevista e procedimentos da avaliação inicial e do seguimento pelo Personal Health Coach:

  • - Análise do encaminhamento médico: Diagnóstico e objetivo do encaminhamento
  • - Anamnese completa sobre hábitos alimentares, atividade física, hábitos fisiológicos (hábito intestinal e rotina de sono), tentativas anteriores de estabelecer hábitos saudáveis e possíveis causas para o insucesso, expectativas em relação ao tratamento e situação emocional.
  • - Avaliação de score de autoestima
  • - Avaliação de imagem corporal
  • - Avaliação física completa (peso, altura, composição corporal, avaliação postural)
  • - Estabelecimento dos objetivos a serem atingidos
  • - Sugestão das alterações necessárias nos hábitos e rotinas e da introdução de alimentos funcionais adequados à condição clínica do paciente. Estas sugestões são entregues impressas, para a orientação do paciente e, se houver o interesse, acompanhamento pelo médico assistente.
  • - Acompanhamento mensal até o estabelecimento de um novo padrão de rotinas e alimentação mais saudável.

Ao longo do processo, fica o canal aberto para discussão com o médico assistente sobre a estratégia proposta.

Veja mais em: https://www.emanuelvladimircastro.com/