Textos: 6 exercícios para você estimular o seu cérebro.

#1 - Memória

No dia a dia: tente guardar de cabeça dados como telefones e horários de compromissos.

O exercício: tente lembrar sequências de elementos complexos, como cores, roupas e acessórios usados por colegas de trabalho numa manhã.

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#2 - Rapidez de Raciocínio

No dia a dia: ao fazer compras, habitue-se a calcular de cabeça a quantia total a pagar e o troco a receber.

O exercício: resolver problemas como Sudoku em cada vez menos tempo ou praticar esportes que exigem reagir a um oponente.

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#3 - Concentração:

No dia a dia: ao ouvir uma explicação ou apresentação faça "anotações mentais" das partes mais importantes.

O exercício: tente recitar os dias da semana e os meses do ano na ordem inversa e depois em ordem alfabética.

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#4 - Criatividade:

No dia a dia: com as roupas que você já tem, experimente novas (boas) combinações para situações específicas como dias chuvosos.

O exercício: dedique-se a jogos de estratégia que permitam múltiplos cursos de ação, como xadrez.

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#5 - Noção Espacial:

No dia a dia: exercite sua "bússola mental" tente se manter localizado em relação a sua casa ou a seu trabalho a partir de outros pontos da cidade.

O exercício: experimente vestir-se e tomar banho no escuro.

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#6 - Interação

No dia a dia: converse com outros colegas de trabalho, além daqueles com quem você fala habitualmente.

O exercício: procure e retome o contato com antigos amigos, que tenham vida completamente diferente da sua.

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Agora que você já sabe o que deve fazer, vamos por em prática?

Lembre-se que as habilidades mentais se complementam. Exercitar uma ou mais delas tende a melhorar também as outras.